Homem Vitruviano
A união dos interesses de Leonardo pela ciência e pela arte da proporção é representada neste famoso desenho, em que duas imagens sobrepostas de um homem nu estão contidas em um círculo e um quadrado.
A inspiração para este desenho veio do tratado De Architectura, do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio. A obra defendia que os edifícios deveriam se basear na simetria e proporção da forma humana. Segundo o arquiteto, o corpo humano, com os braços e pernas estendidos, se ajustava perfeitamente ao círculo e ao quadrado.
Muitos artistas da Renascença tentaram traçar o ideal de Vitruvius, façanha plenamente realizada por Leonardo. O desenho talvez seja um dos mais famosos de seu legado. Nele, ele insere suas próprias observações sobre a forma humana, corrigindo algumas medidas inconsistentes de Vitruvius.
Observador da Natureza Humana
Leonardo possuía uma observação criteriosa da natureza. Seus cadernos são um imenso laboratório de pensamentos. Nas notas, estudos e rascunhos dedicados à hidráulica, ao vôo dos pássaros, ao movimento dos gatos, encontra-se um acurado explorador da natureza animal e da vida humana. Dedicou anos de estudos de cadáveres para compreender a anatomia humana, sem ter se quer cursado uma faculdade.
Desenho do Feto
Sua notoriedade é tão grande que ele que ele acertou com a exatidão a posição do feto no interior do útero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário